Ulisses Azevedo
Bacharel em Regência pela UFCG,
aluno especial no Mestrado em Música da UFRN, Regente do Coral Canto da Gente
(FURNE) e Diretor de Música da Primeira Igreja Batista de Campina Grande/PB.
A música e sua importância para a humanidade
Desde o início dos tempos, a música
tem sido admirada pela humanidade. Segundo Bréscia (2003), a música é uma
linguagem universal, e está presente na história desde as primeiras
civilizações. No entanto, ela tem sido, muitas vezes, pouco considerada, apesar
de estudos revelarem que é uma ferramente importante no aprendizado, no
desenvolvimento do senso crítico e na integração entre as pessoas.
A música é importante, uma vez que
seu objetivo não é somente formar músicos, mas também na formação do caráter do
indivíduo. Contribuí no processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, da imaginação,
memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da
socialização e afetividade. Pode contribuir como reforço no desenvolvimento
cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte
forma:
Desenvolvimento cognitivo/ linguístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações
que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto
maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento
intelectual.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para
que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos
e mova-se com desenvoltura.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade,
percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os
outros.
Como podemos observar, a presença da
música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência,
relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao
desenvolver procedimentos que ajudam o aluno a se reconhecer e a se orientar
melhor no mundo. Além disso, as atividades de musicalização também favorecem a
inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter
lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de
resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na
desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de
respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.
Em termos específicos, a música é o
elemento diferenciador que favorece o processo de aprendizagem através da
estimulação integrada dos sentidos, da atenção, das capacidades cognitivas,
emocionais e motoras, que constituem os alicerces de todo o processo de
aprendizagem. Façamos e vivamos música!
Referências: BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno.
Educação
Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
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